Lápis Mágico

Lenda de Valongo e Susão

Uma lenda do tempo em que os Cristãos eram persguidos e se refugiram na foz do rio Douro e que explica a origem dos nomes Valongo e Susão

Lenda de Valongo e Susão

No tempo em que os cristãos se refugiaram em Cale, na foz do rio Douro, um negociante rico chamado Samuel e a sua filha Susana, pensando que já estavam livres das perseguições tiveram que se defender dos ataques dos árabes.

Prepararam armadilhas e conseguiram capturar um jovem árabe chamado Domus. Enquanto se preparavam as negociações para ter paz, Domus e Susana apaixonaram-se. Domus quis ser batizado, para poder casar com Susana, o que fez o acordo acabar.

Eles tiveram que fugir ,deixaram Portucale e dirigiram-se em direção a Oriente. QUando chegaram à Serra de Santa Justa, Susana ficou encantada com a paisagem maravilhosa e deixou escapar um elogio ao vale longo que avistava. Assim, o valo que Susana tanto tinha gostado passou a chamar-se Valongo.

Decidiram, então, ficar no vale, e contruir as primeiras casas da povoação a que chamaram Susão, em memória da bela Susana.

Referências:

Lendas Tradicionais Portuguesas Infopédia


Compre os seus livros na loja online Wook.
Gostou deste conteúdo sobre Lenda de Valongo e Susão?

Adira à nossa lista especial para receber conteúdos didáticos